COMO SE EXTRAI A ESMERALDA?
- dohamujoiasblog
- 21 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de jul. de 2020
A esmeralda é uma das joias mais lindas e preciosas que o Brasil tem. Mas mais importante que sua beleza é o seu significado; afinal, para muitos, ela é muito mais do que apenas a sua aparência. Ela é fonte de renda e de esperança, e pode, indiretamente, colocar a comida na mesa de alguns.
Por isso, nós viemos falar um pouco sobre o processo de extração da esmeralda.
E talvez, você se pergunte: mas o que isso me interessa?
Bom, além da esmeralda fazer parte da economia do seu país - o Brasil -, se você está interessado em adquirir uma joia com essa gema, é importante saber como ela chegou até o seu pescoço ou mão, tão perfeita e brilhante.

Nós já fizemos muitos posts sobre a origem das esmeraldas, assim como sobre onde elas são encontradas aqui no Brasil. Você pode encontrá-los nestes links: 1, 2, 3 e 4.
Por isso, neste nós vamos nos concentrar mais no processo; que começa cavando buracos verticais com mais de 500 metros de profundidade!
Como esses buracos são “cavados”? É bem simples: com a explosão de dinamites nas minas. Depois, a medida que o solo vai se soltando e mostrando vestígios de pedras, ferramentas mais delicadas precisam começar a ser usadas para não danificar as pedras que forem encontradas no caminho.
E assim, os garimpeiros vão procurando as joias; tomando sempre muito cuidado com cada detalhe e ato.
Além disso, buracos de escavações diferentes podem se cruzar, ou algum lençol freático pode ser furado e portanto, encher o buraco de água. Vale ressaltar, neste momento, que a equipe de mineração possui alguém que fica no início do buraco, cuidando do que entra e do que sai dele – coisas que podem ajudar ou atrapalhar quem está lá embaixo.
Agora, o principal objetivo desse post não é somente explicar o processo da extração, mas a importância dela para certas pessoas; em especial, os garimpeiros. Estes trabalhadores cavam os buracos durante dias a fio e trabalham incansavelmente; uma vez que as minas são “fábricas” que ficam 24 horas abertas. Muito mais do que isso; diariamente eles enfrentam todos os tipos de perigo – mortais e não mortais. Possuem, de fato, um sistema de comunicação, ventilação e iluminação que é eficiente para seu ofício, mas isso não diminui o fato de que estão sujeitos a terem que respirar fuligem, defecar e urinar em sacos plásticos e a enfrentar os desabamentos de pedras e rochas. Assim, quando todo o esforço resulta na descoberta de uma valiosa esmeralda é, realmente, recompensador; mas quando esse mesmo esforço resulta em decepções, é não somente frustrante como também preocupante, já que essa é a fonte de renda que paga a comida, luz e sobrevivência de muitos.
E para fechar com chave de ouro, trouxemos a afirmação - feita com base em relatos de outras pessoas e pesquisas - de que, ao observar as minas e os trabalhadores, percebe-se que o trabalho destes é extremamente difícil. Tanto aqueles que apenas observam quanto todas as pessoas de fora – desde os consumidores até os vendedores de joias – não fazem ideia do esforço que é necessário para conseguir uma quantidade de esmeralda, que pode ser pequena na maioria das vezes. Para as muitas horas e investimentos no trabalho, o lucro é incerto.
Assim, nós afirmamos: o Brasil PRECISA de mais investimento nas minas e esmeraldas! Não somente pelo fato de que muitas cidades e suas populações dependem da renda provinda delas, mas também pelo fato de que o investimento nas joias aumentaria até mesmo o PIB e, consequentemente, a economia brasileira.
E VOCÊ, leitor, consumidor e ser humano, pode ajudar neste processo ao adquirir as suas joias; peças não somente lindas pela sua beleza física, como também pela sua história e pela de todos aqueles que lutaram para encontrá-la.

Ficou interessado? Então entre em contato conosco para mais informações;
Dohamu Jóias
↳ Contato: (48) 98412-3530
Comments