A HISTÓRIA DA ESMERALDA
- dohamujoiasblog
- 29 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Para muitos, as joias e pedras são peças e adornos elegantes, joviais. Contudo, a maioria das pessoas não sabe que essas preciosidades estão na nossa sociedade há muito tempo; desde os primórdios da civilização! E nós da Dohamu Joias viemos mostrar cada detalhe, contando a HISTÓRIA DA ESMERALDA!

Na Grécia Antiga, a maioria das pedras verdes era chamada de Smaragdos - que significa, literalmente, pedra verde - e o próprio nome esmeralda deriva dessa palavra. Apesar disso, por ser desejada por todos pela sua incrível beleza a joia era especialmente conhecida como “a deusa verde de todas as pedras”.
Mas para ser mais específico, vamos partir do começo.
As primeiras esmeraldas foram descobertas há mais de 5 mil anos, na região de Cairo, no Egito. Essa região ficou conhecida como Minas de Cleópatra, pelo fato de que a rainha utilizava as peças em suas roupas, acreditando que traziam beleza e juventude.
Para os egípcios, a pedra possuía diversos significados e crenças. Era chamada, por exemplo, de “Pedra do amor”, pois acreditavam que ela trazia fertilidade e reencarnação. Tanto que, as múmias ganhavam esmeraldas encrustadas no pescoço em sua sepultura, na esperança de que se adquirisse juventude eterna.
Foi também nesse momento que surgiram as primeiras trocas comerciais da esmeralda e que a mesma começou a ser a usada para proteção, já que escritos eram feitos nas pedras. Assim, ela serviam como talismãs!

Esmeralda com rezas islâmicas inscritas, no Museu de Arte Islâmica do Catar.
E foi dessa forma que ela começou a ser associada a muitas outras crenças. Os gregos a usavam para obter vitória nas guerras e amor eterno. A joia chegou até mesmo a ter relação com os deuses; como Afrodite, a deusa do amor. Mas eles não foram os únicos.
Um tempo depois, os romanos seguiram seus passos e a associaram à deusa Vênus, além de também agregar significado de saúde à peça. O imperador Nero, ao exemplo, usava lentes feitas de esmeraldas para proteger os olhos enquanto via os gladiadores batalharem. Muita riqueza para os olhos, literalmente!
Você viu que elas foram muito adoradas pelos gregos, romanos e egípcios. Além deles, os incas as usavam em seus rituais religiosos, os astecas em suas esculturas, os cristãos em coroas e em outros objetos. Mas versões mais bonitas ainda foram encontradas no século XVI, pelos espanhóis, no território latino-americano. Contudo - por mais que seja difícil de acreditar -, eles possuíam mais afeição pelos metais preciosos, e por isso as usavam para trocar pelos metais. Assim, com todas as trocas, a esmeralda chegou à Europa, conquistando a nobreza asiática e europeia.

Joias pré-colombianas com esmeraldas, no Museo del Banco de la Republica.

Relógio de bolso de esmeralda colombiana, no Museu de Londres.
E permanecem até hoje; é só olhar para as celebridades que passaram e passam no decorrer da história para perceber as diversas formas e peças que são feitas da esmeralda. Marlene Dietrich, por exemplo, detinha de um bracelete de 97 quilates, Elizabeth Taylor amava colares e e anéis, e Angelina Jolie foi vista em muitos tapetes usando e abusando da gema em suas peças.

Marlene Dietrich e seu bracelete de 97 quilates.

Elizabeth Taylor e Angelina Jolie usando suas peças com esmeraldas encrustadas.
E você? Está esperando o que para adquirir AS SUAS próprias peças com essa linda joia encrustada? A Dohamu Joias possui diversos modelos; um mais lindo do que o outro. Você vai se apaixonar! E além disso, vai saber toda a história que carregam consigo, tão preciosa quanto a beleza.
Ficou interessado? Entre em contato conosco para mais informações👇
Dohamu Jóias💎
↳ Contato: (48) 98412-3530
コメント